domingo, 10 de maio de 2015

Manuel de Oliveira ( Mira, 1805 / Palmela, 1886 )

Manuel de Oliveira nasceu em 1805 no lugar do Ramalheiro da freguesia de São Tomé de Mira.  Os seus pais foram Joaquim de Oliveira e Inocência de Miranda . Foi neto paterno de João de Oliveira e Jacinta Ribeira , do Seixo da referida freguesia; pela parte materna, os seus avós foram João de Andrade e Maria de Miranda , do Ramalheiro.

Manuel, meu quarto avô
Ignora-se a data de chegada de Manuel de Oliveira a esta região, no entanto esta ocorreu seguramente antes de 1838, pois em Janeiro desse mesmo ano casou com Maria de Jesus, viúva na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita; no mesmo dia foi baptizado o primeiro filho do casal, José.
Casamento de Manuel de Oliveira com Maria de Jesus
Batismo de José, primeiro filho do casal
A sua segunda filha, Maria, foi também batizada na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no ano seguinte;  no entanto, as duas crianças mais novas do casal, Ana e Margarida, foram baptizadas na Igreja de São Jorge de Sarilhos Grandes,  respetivamente em 1841 e 1846. Aliás, é no registo de batismo de Ana que surge, pela primeira vez, a referência à morada da família, no lugar do Abreu, sem contudo se especificar de que Abreu se tratava, uma vez que existiam dois lugares com o mesmo nome na mesma zona: Abreu Grande Abreu Pequeno

Manuel de Oliveira faleceu em 1886 e o registo do seu óbito esclarece definitivamente a sua morada, no Abreu Grande, lugar limítrofe da freguesia de Palmela , embora próximo da Moita, assim como de Sarilhos Grandes. Atualmente, o lugar de Abreu Grande pertence à freguesia da Moita. Ficamos também a saber que Manuel de Oliveira terminou a sua vida como mendigo.


Manuel de Oliveira, mendigo, faleceu em 1886



Sem comentários: