segunda-feira, 28 de setembro de 2015

José Jorge ( Quiaios, 1780 / Moita, 1822 )

José Jorge nasceu em 1780 no Casal de Poço Frio, na freguesia de Quiaios ( presentemente, este lugar chama-se Lomba do Poço Frio e situa-se na freguesia do Bom Sucesso, no concelho da Figueira da Foz ); foi filho de Jorge da Costa e de Maria Jorge, ambos naturais desta freguesia; foi neto paterno de Mateus Gomes ( o apelido não é mencionado pelo pároco, no entanto foi confirmado noutros documentos ) e de Magdalena da Costa, ambos naturais da freguesia de Nossa Senhora do Ó de Cadima; foi neto materno de João Francisco Lavos e de Inácia Jorge, da freguesia de Quiaios.

José Jorge, meu quinto avô
A 25 de Novembro de 1805, José Jorge casou com Teresa da Silva na Igreja Paroquial de São Mamede de Quiaios.

 Casamento de José Jorge com Teresa da Silva

Em Novembro de 1808, nasceu a sua filha Maria, ainda em Quiaios; a partir dessa data, José Jorge deixa de constar nos registos desta freguesia. Por outro lado, nos Livros Paroquiais da Moita, o seu nome é referido apenas em 1815, data do batismo da sua filha Antónia, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa ViagemComo explicar então o hiato de quase sete anos entre os nascimentos de Maria e  Antónia, tendo em conta que as últimas quatro filhas nasceram num curto período de seis anos? A chegada de José Jorge à Moita logo após o nascimento de Maria, com uma posterior reunião da família, poderá ser a resposta a esta questão; uma separação geográfica do casal poderá explicar a ausência de filhos durante esse tempo e era comum os homens gandareses virem trabalhar sazonalmente para esta região, deixando as mulheres nas suas aldeias. No entanto, sem provas documentais, a verdade permanece incógnita.

Maria da Silva veio a casar com António Rodrigues Costa,
 natural de Arazede 

José Jorge  terá chegado à freguesia da Moita entre 1808 e 1815, onde nasceram e foram batizadas quatro filhas: Antónia ( 1815 ), Mariana 1817 Ana ( 1819 ) e Francisca ( 1821 ).

 Antónia da Silva, que veio a casar com João Marinheiro,
natural das Alhadas e, em segundas núpcias, com 
José Carreira, natural de Cadima
  Aparentemente, Antónia foi batizada como António;
o lapso foi corrigido 20 anos depois, aquando do seu 1º casamento

Mariana da Silva veio a casar com Manuel Marques Tapado,
natural de Cadima

Registo de baptismo de Francisca da Silva, minha quarta avó,
que veio a casar com João Gaspar Caçoete, natural de Ferreira-a-Nova

José Jorge faleceu no ano seguinte, 12 dias após ter falecido a sua filha Ana; deixou quatro filhas ( Maria, Antónia, Mariana e Francisca ), as quais herdaram a apelido da mãe; todas casaram e deixaram descendência nesta região ( Moita, Sarilhos Grandes, Pinhal Novo ). Nenhum dos documentos consultados menciona o local da freguesia onde vivia.

" Aos vinte e nove de Agosto de 1822 nesta Paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem da Villa da Moita,  foi sepultado José Jorge, casado com Teresa da Silva assistente nesta freguesia e natural da freguesia de São Mamede no lugar de Quiaios, Bispado de Coimbra; não recebeu sacramento algum porque morreu de repente e não fez testamento de que fiz este assento que assinei, o Pároco encomendado João António Soares "










Sem comentários: