" Caramelos dos Brejos "

Nos registos paroquiais da Moita, nomeadamente aqueles que se referem às primeiras décadas do século XIX,  é frequente o recurso ao vocábulo caramelo para designar a origem dos paroquianos.O  seguinte assento de óbito, de 1830,  constitui uma excelente ilustração dessa realidade.

Maria dos Santos, casada com José Francisco, moradores nos Brejos, 
A fim de clarificar o significado do termo caramelo, de modo a não deixar margem para dúvidas, foram consultados vários dicionários, os quais são unânimes relativamente à definição do mesmo.

Deste modo, segundo o Dicionário de Regionalismos e Arcaísmos de José Leite de Vasconcelos, editado pelo Centro de Línguística da Universidade de Lisboa  caramélos é o " nome que se dá pelo menos no concelho de Setúbal, aos trabalhadores agrários que vem, anualmente, em ranchos, de Mira, Cantanhede, Pucariça, etc ".

Partilhando o mesmo ponto de vista,o dicionário Priberam descreve caramelo como o " trabalhador rural que ia do distrito de Coimbra trabalhar para o Alentejo ".

Da mesma forma, o site Infopédia da Porto Editora define o termo como  " jornaleiro da província portuguesa da Beira Litoral que vai trabalhar nas valas e arrozais do vale do Sado, e noutras atividades da região de Setúbal ".


De acordo com os últimos dois dicionários citados, há correspondência entre o termo caramelo e o vocábulo maltês, o qual também é referido por vezes nos registos paroquiais das regiões caramelas e, entre outros significados apresentados no site Infopédia , refere um " indivíduo que faz parte de um grupo de trabalhadores agrícolas que se deslocam para trabalhar temporariamente fora da sua terra ".








Sem comentários: