quarta-feira, 15 de julho de 2015

Maria Jorge ( Arazede, 1797 / Palmela, 1860 )

Maria Jorge nasceu no lugar dos Pelicanos, na freguesia de Arazede, em 1797; foi filha de José Simões e de outra Maria Jorge; foi neta paterna de Gonçalo Simões, do mesmo lugar, e de Maria Gomes, natural dos Barrins da freguesia de Quintã ( Tocha ); foi neta materna de Manuel Jorge Duque, do mesmo lugar dos Barrins, e de Escolástica Rodrigues, do lugar dos Pelicanos.
Maria Jorge, minha 5ª avó, nasceu em 1797
Em 1820, casou com Jorge Mendes, também conhecido por Jorge Clemêncio, filho de pais incógnitos, na Igreja de Arazede; entre os seus vários descendentes inclui-se Maria Jorge, já referida nesta página. O último filho de que temos registo foi Manuel, o qual nasceu nos Pelicanos em 1837 e faleceu em 1845 na Fonte da Vaca ( Pinhal Novo ), tendo sido sepultado em Sarilhos Grandes, pois nesse tempo os seus pais eram paroquianos da igreja dessa freguesia; estes dados permitem-nos concluir que  Maria Jorge  chegou aos arredores de Pinhal Novo entre as duas datas atrás referidas.
registo de óbito de Manuel, prematuramente falecido
Maria Jorge, viúva desde 1852, faleceu em 1860, na " Fonte da Vaca, sítio desta freguesia de São Pedro de Palmela ", hoje pertencente à freguesia de Pinhal Novo.

Maria Jorge faleceu em 1860, na Fonte da Vaca

Sem comentários: