terça-feira, 20 de agosto de 2019

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

José Alves Delgado ( Caniceira - Tocha, 1806 ) / Terrim - Pinhal Novo, 1883 )


José Alves Delgado nasceu no lugar da Caniceira da freguesia da Tocha no dia 26 de Dezembro de 1806, filho de Francisco Jorge Delgadinho e de Isabel Jorge; foi neto paterno de Álvaro Francisco Delgadinho e de Josefa Marques Valente, da Caniceira; os avós maternos foram Amaro Jorge e Maria Jorge, também do lugar da Caniceira.

José Alves Delgado nasceu na freguesia da Tocha

Aos 14 dias de Novembro de 1835, José Alves Delgado contraiu casamento com Ana de Miranda na Igreja do Espírito Santo da Vila de Aldeia Galega do Ribatejo.

Casamento com Ana de Miranda em Aldeia Galega

O casal teve doze filhos, batizados nas Igrejas da Moita, Sarilhos Grandes e Palmela, tendo a mais velha supostamente nascido na Tocha, como consta num assento posterior efetuado na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Ana, filha de José Alves Delgado e Ana de Miranda, batizada
Igreja de nossa senhora da Boa Viagem, na Moita, em 1847
José, filho de José Alves Delgado e Ana de Miranda, batizado
na Igreja da Moita em 1849

Rosa, filha de José Alves Delgado e Ana de Miranda, batizada
na Igreja de São Pedro de Palmela em 1856.


José Alves Delgado faleceu no lugar do Terrim  aos 25 dias de Dezembro de 1883, tendo deixado vasta descendência na região de Pinhal Novo.  Um dos seus filhos, também José Alves Delgado, casou com uma colateral minha, filha de Manuel Teixeira de Faria. Além disso, os seus pais, Francisco Jorge Delgadinho e Isabel Jorge, são sétimos avós da minha filha, pelo ramo paterno.


José Alves Delgado faleceu a 25 de Dezembro de 1883






Sem comentários: