sábado, 12 de março de 2022

 Efeméride do dia - Casamento de André Manuel e Teresa da Cruz - Ílhavo


" Em os doze dias de Março de 1719 anos, se receberam em presença do meu companheiro o Padre Cura Manuel (... ) na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Bispado, André Manuel, filho de António André ( Pojo ? ) e de sua mulher Serafina Manuel naturais desta vila de Ílhavo, com Teresa da Cruz, filha de Manuel Gonçalves e de sua mulher Ana Francisca, naturais de São João da Quintã, Isento de Santa Cruz e todos deste Bispado de Coimbra, a qual Teresa da Cruz foi primeira vez casada com António Martins cordoeiro, morador que foi em Santiago de Amorim, Arcebispado de Braga, sendo testemunhas o Padre Julião Simões, Domingos da Cruz e a maior parte do povo desta freguesia... "

              André Manuel e Teresa da Cruz, meus oitavos avós pela linhagem do meu avô paterno; 
             a mesma Teresa da Cruz foi também minha nona avó ( primeiro casamento ) pela linhagem
             da  minha avó paterna.

Sem comentários: